ken treloar 692209 unsplash1 - O que fazer no Rio antes de morrer: Dicas da carioca da gema

O que fazer no Rio antes de morrer: Dicas da carioca da gema

Aaaah, o Rio… Não é à toa que seu apelido é “Cidade Maravilhosa”. São tantas maravilhas que esse post poderia se tornar um verdadeiro livro guia de turista. Decidi então mostrar os principais pontos turísticos do Rio! Aqui quem fala é uma verdadeira carioca da gema, que conhece o Rio como as palmas da mão. Confere as minhas dicas:

 

  1. Cristo Redentor

Principal cartão-postal da cidade, o Cristo Redentor foi eleito pelos cariocas como a “Maravilha do Rio”. O monumento fica no alto do morro do Corcovado, a 700 metros de altitude, onde um mirante panorâmico descortina grande parte do Rio de Janeiro. Inaugurada em 1931, a imagem do Cristo Redentor é considerada a maior estátua em estilo art déco do mundo. Visível de diversos pontos da cidade e confeccionada em pedra-sabão, tem 30 metros de altura.

raphael-nogueira-559166-unsplash

Para chegar lá em cima há duas formas:

-Van Paineiras Corcovado, que partem de Copacabana (Praça do Lido) e Largo do Machado.

Todos os acessos exigem a compra de ingresso com antecedência, com dia e hora marcados.

IMG_9943

A compra deve ser feita no próprio site de Paineiras Corcovado. Ali, escolhe-se data, horário e um ponto de embarque (Praça do Lido em Copacabana ou Largo do Machado). A compra também pode ser feita em quiosques da Riotur e nos pontos de embarque.

-Trem do Corcovado, que parte da estação Cosme Velho, faz um percurso de 3.800 metros e a viagem dura cerca de 20 minutos.

Resultado de imagem para trem do corcovado

Os ingressos do trem podem ser comprados online no site oficial e em vários pontos físicos da cidade, incluindo lotéricas em todo o Brasil.

O Centro de Visitantes Paineiras é parada certa entre os turistas! O local dá vida ao antigo Hotel Paineiras, que no passado recebeu personalidades de todo o mundo e ficou abandonado por mais de 30 anos. No novo espaço, as atrações são a exposição interativa sobre o Parque Nacional da Tijuca, a biodiversidade da Mata Atlântica e os outros parques nacionais brasileiros; área gastronômica com vista panorâmica para a cidade e loja de souvenirs. Em 2017, no mesmo local, foi aberta a Estação Paineiras, que permite embarcar no trem ou na van e seguir para o Corcovado. Quem vem do trem desde o Cosme Velho pode desembarcar para conhecer o espaço e embarcar novamente, usando o mesmo bilhete. Também é possível alugar bicicletas no espaço e até tomar banho depois do pedal – uma área chamada de Pit Stop Paineiras oferece estrutura de vestiário, chuveiros individuais e bicicletário.

Centro de Visitantes foto2

 

  1. Pão de Açúcar

Não basta subir ao Cristo Redentor. O Pão de Açúcar é a sua vista complementar! Além de apreciar a Baía de Guanabara pelo ângulo oposto (e com o próprio Cristo ao fundo), você ainda tem praticamente uma vista aérea sobre Copacabana, e com todas as montanhas emoldurando o quadro. O Pão de Açúcar está mais perto dos hotéis da Zona Sul, e a subida pelo bondinho já praticamente vale a viagem.

A propósito, o nome ‘bondinho’ é um equívoco perpetuado sob a forma de apelido. Tecnicamente, trata-se de um teleférico – um meio de transporte aéreo suportado por cabos. Mas como os primeiros carros do teleférico, inaugurado em 1912, pareciam com os bondes da cidade, o nome ‘bondinho’ acabou pegando.

Em 2008 entrou em operação a terceira geração dos teleféricos, agora com vidro fumê e sistema de ventilação.

São duas montanhas geminadas: o Morro da Urca e o Pão de Açúcar propriamente dito. O percurso até o topo é feito em duas etapas: a primeira, da Praia Vermelha ao Morro da Urca; a segunda, do Morro da Urca ao Pão de Açúcar.

nikita-andreev-410093-unsplash

Existem duas modalidades principais de ingresso: o Bilhete Bondinho, comum, e o Bilhete Dourado, que é fura-fila. É possível também comprar tours guiados.

Ingresso antecipado ou na hora?

Vale a pena comprar ingresso antecipado online: você evita a fila da bilheteria. Normalmente dá para comprar o ingresso na véspera, ou mesmo no próprio dia. Não há hora marcada (você pode usar o seu ingresso a qualquer hora no dia de validade).

Os ingressos vendidos online têm um acréscimo de 10% de taxa de conveniência.

 

  1. AquaRio

O Rio está muito além de praias e paisagens. Isso vocês já sabem, né? Em meados de 2016, a região da Praça Mauá, bem próxima ao grande Centro do Rio, passou por uma grande reestruturação: novos e atraentes museus, orla revitalizada, diversas opções de gastronomia, e a principal atração, o maior Aquário da América do Sul. Programa perfeito para uma tarde ou dia inteiro, que vem atraindo muitos cariocas e turistas!

Resultado de imagem para praça mauá

Vale muito todos os centavos e minutos gastos dentro do AquaRio (digam comigo: Aqua-rrrio)! Lá você vai encontrar tubarões enormes, arraias, águas vivas, peixes “esquisitões”, até a fofura do Nemo! 😊Resultado de imagem para aquario marinho rio de janeiro

 

É uma estrutura de outro mundo! Você começa a receber a viver a experiência submersa a partir do Lobby, no primeiro piso. Depois que você inicia o circuito, acontecem várias surpresas no caminho. Uma das primeiras cenas encantadoras são as águas vivas… Dá vontade de ficar horas só olhando pra elas… Depois disso, o circuito vai te chamando mais atenção com os tamanhos dos aquários e as diferentes espécies. Por fim, você entra no túnel localizado embaixo do Grande Tanque. É uma sensação indescritível!

O espaço é de boa conveniência. Você encontra loja de souvenires, uma boa praça de alimentação, estacionamento, ótima sinalização e bom atendimento dos funcionários.

Duas super dicas!

  1. O valor do passaporte é quase o mesmo do ingresso cheio. Eu comprei o passaporte e agora tenho direito a ir quantas vezes quiser ao longo do ano, e algumas exclusividades, como visita guiada, permissão de entrada antes do horário de abertura, etc.
  2. Compre antecipado com dia e horário marcado e evite filas!

Acesse o site do AquaRio e compre online.

 

  1. Museu do Amanhã

O passeio Museu do Amanhã é uma das principais atrações turísticas e um dos passeios mais procurados do Rio de Janeiro.

O Museu é um ambiente de reflexão e ideias que se abrem para o futuro, trazendo perguntas sobre as diversas mudanças que estamos vivendo. A narrativa oferecida pelo Museu do Amanhã é sobre como podemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma viagem no futuro para ideias possíveis, de grandes questionamentos que intrigam a humanidade. O passeio procura promover a inovação, disseminar os avanços da ciência e tecnologia e publicar os sinais vitais do planeta.

Se prepare para visitar um museu novo e, consideravelmente, o melhor e mais moderno da América Latina.

O Museu do Amanhã se tornou um dos Museus em destaques no cenário internacional após ser homenageado com o Leading Culture Destinations Awards, prêmio britânico considerado o “Oscar dos Museus”

Os ingressos podem ser comprados através do site, com data e horário agendado.

Imagem relacionada

 

  1. RioZoo

Com uma área de 138 mil metros quadrado, onde estão mais de dois mil animais distribuídos entre répteis, mamíferos e aves, o Zoológico do Rio de Janeiro é o primeiro do Brasil. No setor de fauna, reproduzem-se espécies raras e ameaçadas de extinção, como Urubu Rei, Ararajuba e o Cachorro do Mato Vinagre. O RioZoo recebe animais que foram retirados de cativeiros ou circos. Essa prática é proibida no Brasil!

Já tive a oportunidade de conhecer a história a fundo do Zoológico do Rio e aprendi que muitos conceitos devem ser desmistificados. Os animais não recebem nenhum tipo de dopagem e são muito bem cuidados pelos veterinários e biólogos, que parecem amá-los como pessoas da família. O Zoológico era da prefeitura e agora está dentro de uma iniciativa privada, o que é facilmente notado na estrutura física, se comparado o antes e o depois.

O RioZoo está passando por uma grande reforma, que está com entrega prometida para 2019/ 2020. O projeto revolucionário se chama “Enclausuramento Inverso”, onde os animais viverão em habitats compartilhados, e o público será o verdadeiro “enjaulado”. No Zoológico do futuro, poderemos praticar mini safari aquático, alimentar as girafas, assistir o banho dos elefantes em uma estrutura de cinema e muito mais!

Com as obras acontecendo em paralelo, o RioZoo se mantém parcialmente aberto!

– Baixa temporada:

Segunda a Quinta-feira: fechado para obras

Sexta a domingo e feriados: aberto de 10h às 17h.

Os ingressos podem ser comprados pelo site ou direto nas bilheterias.

  1. Tour Maracanã

O estádio do Maracanã é um dos mais famosos estádios de futebol do mundo. Assim como o Corcovado, Bondinho do Pão de Açúcar e calçada de Copacabana, o Maracanã é símbolo do Rio de Janeiro. O estádio foi inaugurado em 1950, e foi palco do milésimo gol de Pelé, de vários campeonatos e de grandes partidas da Seleção Brasileira.

É atualmente o maior estádio do Brasil. Após passar por reformas de modernização, sua capacidade é de 78 838 espectadores. Uma curiosidade é que o Maraca é um estádio que não pertence a nenhum time, apesar dos jogos de Flamengo e Fluminense serem clássicos do Maracanã. Como tem um custo muito alto para partidas de futebol, o estádio hoje também sobrevive oferecendo espaço para eventos e sendo palco de shows nacionais e internacionais (aliás, suas principais fontes de renda)

maracan

A atração é uma das mais procuradas no Rio pelos turistas apaixonados por futebol. No roteiro de visitação ao Maracanã, algumas atrações antigas foram cortadas como o “Chute a Gol”. Não é mais possível pisar no gramado do campo por uma questão de preservação do estádio.

O Tour guiado funciona todos os dias e dura entre 30 a 50 minutos com um guia explicando os ambientes e relatando os fatos marcantes do Maracanã.

Aviso: em dias de jogos ou eventos (shows) é possível que não tenha tour ou que os horários sejam reduzidos!

A visita guiada do Maracanã inicia na recepção contando a história do estádio e o seu acervo. Zico é um dos grandes ícones do Maracanã e tem destaque logo na entrada. O motivo? Zico é o maior artilheiro do Maracanã com 333 gols.  Já Pelé foi o jogador que mais marcou gols no Maracanã com a camisa da Seleção Brasileira, 30 gols em 22 partidas.

Resultado de imagem para TOUR maracanã

Os ingressos podem ser comprados direto na bilheteria ou no site.

 

  1. Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil, com mais de 200 anos de história. O ano da sua fundação coincide com a chegada da Família Real portuguesa no Brasil. Dom João VI, na época ainda príncipe regente, quis fazer daquelas terras um local para tentar adaptar sementes e mudas de especiarias orientais ao nosso clima, de olho em seu grande valor comercial (e instalar também ali uma fábrica de pólvora).

Imagem relacionada

Hoje, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro funciona como um importante instituto de pesquisa, e é considerado patrimônio nacional pelo Iphan e reserva da biosfera da Mata Atlântica pela Unesco.

São 540 mil metros quadrados de área cultivada aberta a visitantes, e mais de 3.400 espécies de plantas diferentes, vindas do mundo todo. A mais célebre é a palmeira imperial, símbolo do Jardim Botânico, que pode chegar à altura de um prédio de 15 andares.

Caminhar pelo parque é descobrir quedas d’água, lagos, pontes, ninhos, bichos subindo pelos troncos, árvores de nome divertido — abricó-de-macaco, cabeludinha, árvore-do-viajante. É ver ao vivo o que a gente se acostumou a conhecer pelos frascos de xampu: andiroba, aloe vera, buriti.

Resultado de imagem para jardim botanico RIO

Dicas para o passeio

  • O Jardim Botânico do Rio de Janeiro funciona todos os dias do ano, exceto 25 de dezembro e 1º de janeiro.
  • O horário de visitação é de terça a domingo, de 8h às 17h, e às segundas, de 12h às 17h.
  • O ingresso custa R$ 15 (grátis para menores de 5 anos e meia entrada para maiores de 60 anos). A bilheteria aceita apenas dinheiro em espécie.
  • A entrada está sendo feita apenas pela Rua Jardim Botânico nº 1008. Não existe mais estacionamento no local.

Os ingressos podem ser comprados direto na bilheteria, ou pelo site.

 

  1. Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Inspirado na Ópera de Paris, foi erguido para ser o melhor palco do Brasil – importância recuperada após o restauro concluído em 2010, quando voltou a receber apresentações. Os pontos altos são o salão de espetáculos e o salão Assírio, revestido com cerâmica francesa esmaltada.

Resultado de imagem para teatro municipal do rio de janeiro

Visitas guiadas: 3ª a 6ª, às 12h, 14h, 15h e 16h, sábado, às 11h, 12h e 13h (ingressos 30 minutos antes, na bilheteria da Avenida 13 de Maio).

http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/

 

  1. Museu de Arte do Rio

O Museu de Arte do Rio, uma das âncoras culturais do Porto Maravilha, é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Inaugurado na comemoração dos 448 anos do Rio de Janeiro, dia 1º de março de 2013, tem 15 mil metros quadrados de construção e oito grandes salas de exposição, duas para cada mostra. Ao lado do museu está a Escola do Olhar, destinada à educação e que desenvolve programas de formação continuada em artes e cultura visual com professores e educadores. A escola tem parceria com universidades, instituições museológicas, Organizações não governamentais (ONGs) e programas de educação não-formal, construindo espaços de pesquisa, seminários, workshops e cursos.

Resultado de imagem para museu da arte do rio

A visitação é feita de cima para baixo. Os visitantes sobem até o último andar da Escola do Olhar, onde há um terraço com vista para a Região Portuária. De lá, têm acesso aos pavilhões com as mostras do museu. O último andar é dedicado ao Rio de Janeiro e tem sempre exposições dedicadas ao tema. Os outros três pavilhões trazem exposições com temáticas variadas que duram aproximadamente três meses cada. O site do MAR disponibiliza a programação completa.

Ingressos: R$10 a inteira, R$5 a meia e gratuito toda terça-feira
Mauá: De terça a quinta, das 12h às 17h, e de sexta a domingo, das 12h às 20h

www.museudeartedorio.org.br

Por: Raíssa Cirne

Conhecendo os melhores lugares do Brasil e nós mesmos. Emocionante, não é mesmo? Viaje com a gente!
Post criado 6

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: