O que fazer no Rio antes de morrer: Dicas da carioca da gema

Aaaah, o Rio… N√£o √© √† toa que seu apelido √© ‚ÄúCidade Maravilhosa‚ÄĚ. S√£o tantas maravilhas que esse post poderia se tornar um verdadeiro livro guia de turista. Decidi ent√£o mostrar os principais pontos tur√≠sticos do Rio! Aqui quem fala √© uma verdadeira carioca da gema, que conhece o Rio como as palmas da m√£o. Confere as minhas dicas:

 

  1. Cristo Redentor

Principal cart√£o-postal da cidade, o Cristo Redentor foi eleito pelos cariocas como a ‚ÄúMaravilha do Rio‚ÄĚ. O monumento fica no alto do morro do Corcovado, a 700 metros de altitude, onde um mirante panor√Ęmico descortina grande parte do Rio de Janeiro. Inaugurada em 1931, a imagem do Cristo Redentor √© considerada a maior est√°tua em estilo art d√©co do mundo. Vis√≠vel de diversos pontos da cidade e confeccionada em pedra-sab√£o, tem 30 metros de altura.

raphael-nogueira-559166-unsplash

Para chegar l√° em cima h√° duas formas:

-Van Paineiras Corcovado, que partem de Copacabana (Praça do Lido) e Largo do Machado.

Todos os acessos exigem a compra de ingresso com antecedência, com dia e hora marcados.

IMG_9943

A compra deve ser feita no próprio site de Paineiras Corcovado. Ali, escolhe-se data, horário e um ponto de embarque (Praça do Lido em Copacabana ou Largo do Machado). A compra também pode ser feita em quiosques da Riotur e nos pontos de embarque.

-Trem do Corcovado, que parte da estação Cosme Velho, faz um percurso de 3.800 metros e a viagem dura cerca de 20 minutos.

Resultado de imagem para trem do corcovado

Os ingressos do trem podem ser comprados online no site oficial e em vários pontos físicos da cidade, incluindo lotéricas em todo o Brasil.

O Centro de Visitantes Paineiras √© parada certa entre os turistas! O local d√° vida ao antigo Hotel Paineiras, que no passado recebeu personalidades de todo o mundo e ficou abandonado por mais de 30 anos. No novo espa√ßo, as atra√ß√Ķes s√£o a exposi√ß√£o interativa sobre o Parque Nacional da Tijuca, a biodiversidade da Mata Atl√Ęntica e os outros parques nacionais brasileiros; √°rea gastron√īmica com vista panor√Ęmica para a cidade e loja de souvenirs. Em 2017, no mesmo local, foi aberta a Esta√ß√£o Paineiras, que permite embarcar no trem ou na van e seguir para o Corcovado. Quem vem do trem desde o Cosme Velho pode desembarcar para conhecer o espa√ßo e embarcar novamente, usando o mesmo bilhete. Tamb√©m √© poss√≠vel alugar bicicletas no espa√ßo e at√© tomar banho depois do pedal – uma √°rea chamada de Pit Stop Paineiras oferece estrutura de vesti√°rio, chuveiros individuais e biciclet√°rio.

Centro de Visitantes foto2

 

  1. P√£o de A√ß√ļcar

N√£o basta subir ao Cristo Redentor. O P√£o de A√ß√ļcar √© a sua vista complementar! Al√©m de apreciar a Ba√≠a de Guanabara pelo √Ęngulo oposto (e com o pr√≥prio Cristo ao fundo), voc√™ ainda tem praticamente uma vista a√©rea sobre Copacabana, e com todas as montanhas emoldurando o quadro. O P√£o de A√ß√ļcar est√° mais perto dos hot√©is da Zona Sul, e a subida pelo bondinho j√° praticamente vale a viagem.

A prop√≥sito, o nome ‘bondinho’ √© um equ√≠voco perpetuado sob a forma de apelido. Tecnicamente, trata-se de um telef√©rico – um meio de transporte a√©reo suportado por cabos. Mas como os primeiros carros do telef√©rico, inaugurado em 1912, pareciam com os bondes da cidade, o nome ‘bondinho’ acabou pegando.

Em 2008 entrou em operação a terceira geração dos teleféricos, agora com vidro fumê e sistema de ventilação.

S√£o duas montanhas geminadas: o Morro da Urca e o P√£o de A√ß√ļcar propriamente dito. O percurso at√© o topo √© feito em duas etapas: a primeira, da Praia Vermelha ao Morro da Urca; a segunda, do Morro da Urca ao P√£o de A√ß√ļcar.

nikita-andreev-410093-unsplash

Existem duas modalidades principais de ingresso: o Bilhete Bondinho, comum, e o Bilhete Dourado, que √© fura-fila. √Č poss√≠vel tamb√©m comprar tours guiados.

Ingresso antecipado ou na hora?

Vale a pena comprar ingresso antecipado online: você evita a fila da bilheteria. Normalmente dá para comprar o ingresso na véspera, ou mesmo no próprio dia. Não há hora marcada (você pode usar o seu ingresso a qualquer hora no dia de validade).

Os ingressos vendidos online têm um acréscimo de 10% de taxa de conveniência.

 

  1. AquaRio

O Rio est√° muito al√©m de praias e paisagens. Isso voc√™s j√° sabem, n√©? Em meados de 2016, a regi√£o da Pra√ßa Mau√°, bem pr√≥xima ao grande Centro do Rio, passou por uma grande reestrutura√ß√£o: novos e atraentes museus, orla revitalizada, diversas op√ß√Ķes de gastronomia, e a principal atra√ß√£o, o maior Aqu√°rio da Am√©rica do Sul. Programa perfeito para uma tarde ou dia inteiro, que vem atraindo muitos cariocas e turistas!

Resultado de imagem para praça mauá

Vale muito todos os centavos e minutos gastos dentro do AquaRio (digam comigo: Aqua-rrrio)! L√° voc√™ vai encontrar tubar√Ķes enormes, arraias, √°guas vivas, peixes ‚Äúesquisit√Ķes‚ÄĚ, at√© a fofura do Nemo! ūüėäResultado de imagem para aquario marinho rio de janeiro

 

√Č uma estrutura de outro mundo! Voc√™ come√ßa a receber a viver a experi√™ncia submersa a partir do Lobby, no primeiro piso. Depois que voc√™ inicia o circuito, acontecem v√°rias surpresas no caminho. Uma das primeiras cenas encantadoras s√£o as √°guas vivas… D√° vontade de ficar horas s√≥ olhando pra elas… Depois disso, o circuito vai te chamando mais aten√ß√£o com os tamanhos dos aqu√°rios e as diferentes esp√©cies. Por fim, voc√™ entra no t√ļnel localizado embaixo do Grande Tanque. √Č uma sensa√ß√£o indescrit√≠vel!

O espaço é de boa conveniência. Você encontra loja de souvenires, uma boa praça de alimentação, estacionamento, ótima sinalização e bom atendimento dos funcionários.

Duas super dicas!

  1. O valor do passaporte é quase o mesmo do ingresso cheio. Eu comprei o passaporte e agora tenho direito a ir quantas vezes quiser ao longo do ano, e algumas exclusividades, como visita guiada, permissão de entrada antes do horário de abertura, etc.
  2. Compre antecipado com dia e hor√°rio marcado e evite filas!

Acesse o site do AquaRio e compre online.

 

  1. Museu do Amanh√£

O¬†passeio¬†Museu do Amanh√£¬†√© uma das principais atra√ß√Ķes tur√≠sticas e um dos¬†passeios¬†mais procurados do Rio de Janeiro.

O Museu é um ambiente de reflexão e ideias que se abrem para o futuro, trazendo perguntas sobre as diversas mudanças que estamos vivendo. A narrativa oferecida pelo Museu do Amanhã é sobre como podemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma viagem no futuro para ideias possíveis, de grandes questionamentos que intrigam a humanidade. O passeio procura promover a inovação, disseminar os avanços da ciência e tecnologia e publicar os sinais vitais do planeta.

Se prepare para visitar um museu novo e, consideravelmente, o melhor e mais moderno da América Latina.

O¬†Museu do Amanh√£ se tornou um dos Museus em destaques no cen√°rio internacional ap√≥s ser homenageado com o Leading Culture Destinations Awards, pr√™mio brit√Ęnico considerado o ‚ÄúOscar dos Museus‚ÄĚ

Os ingressos podem ser comprados através do site, com data e horário agendado.

Imagem relacionada

 

  1. RioZoo

Com uma área de 138 mil metros quadrado, onde estão mais de dois mil animais distribuídos entre répteis, mamíferos e aves, o Zoológico do Rio de Janeiro é o primeiro do Brasil. No setor de fauna, reproduzem-se espécies raras e ameaçadas de extinção, como Urubu Rei, Ararajuba e o Cachorro do Mato Vinagre. O RioZoo recebe animais que foram retirados de cativeiros ou circos. Essa prática é proibida no Brasil!

Já tive a oportunidade de conhecer a história a fundo do Zoológico do Rio e aprendi que muitos conceitos devem ser desmistificados. Os animais não recebem nenhum tipo de dopagem e são muito bem cuidados pelos veterinários e biólogos, que parecem amá-los como pessoas da família. O Zoológico era da prefeitura e agora está dentro de uma iniciativa privada, o que é facilmente notado na estrutura física, se comparado o antes e o depois.

O RioZoo est√° passando por uma grande reforma, que est√° com entrega prometida para 2019/ 2020. O projeto revolucion√°rio se chama ‚ÄúEnclausuramento Inverso‚ÄĚ, onde os animais viver√£o em habitats compartilhados, e o p√ļblico ser√° o verdadeiro ‚Äúenjaulado‚ÄĚ. No Zool√≥gico do futuro, poderemos praticar mini safari aqu√°tico, alimentar as girafas, assistir o banho dos elefantes em uma estrutura de cinema e muito mais!

Com as obras acontecendo em paralelo, o RioZoo se mantém parcialmente aberto!

– Baixa temporada:

Segunda a Quinta-feira: fechado para obras

Sexta a domingo e feriados: aberto de 10h às 17h.

Os ingressos podem ser comprados pelo site ou direto nas bilheterias.

  1. Tour Maracan√£

O¬†est√°dio do Maracan√£ √© um dos mais famosos est√°dios de futebol do mundo. Assim como o Corcovado, Bondinho do P√£o de A√ß√ļcar e cal√ßada de Copacabana, o¬†Maracan√£ √© s√≠mbolo do Rio de Janeiro.¬†O est√°dio foi¬†inaugurado em 1950, e foi¬†palco do mil√©simo gol de Pel√©, de v√°rios campeonatos e de grandes partidas da Sele√ß√£o Brasileira.

√Č atualmente o¬†maior est√°dio do Brasil.¬†Ap√≥s passar por reformas de moderniza√ß√£o, sua capacidade √© de 78¬†838 espectadores. Uma curiosidade √© que o Maraca √© um est√°dio que n√£o pertence a nenhum time, apesar dos jogos de Flamengo e Fluminense serem cl√°ssicos do Maracan√£. Como tem um custo muito alto para partidas de futebol, o est√°dio hoje tamb√©m sobrevive oferecendo espa√ßo para eventos e sendo palco de shows nacionais e internacionais (ali√°s, suas principais fontes de renda)

maracan

A atra√ß√£o √© uma das mais procuradas no Rio pelos turistas apaixonados por futebol. No roteiro de visita√ß√£o ao Maracan√£, algumas atra√ß√Ķes antigas foram cortadas como o ‚ÄúChute a Gol‚ÄĚ. N√£o √© mais poss√≠vel pisar no gramado do campo por uma quest√£o de preserva√ß√£o do est√°dio.

O Tour guiado funciona todos os dias e dura entre 30 a 50 minutos com um guia explicando os ambientes e relatando os fatos marcantes do Maracanã.

Aviso: em dias de jogos ou eventos (shows) é possível que não tenha tour ou que os horários sejam reduzidos!

A visita guiada do Maracanã inicia na recepção contando a história do estádio e o seu acervo. Zico é um dos grandes ícones do Maracanã e tem destaque logo na entrada. O motivo? Zico é o maior artilheiro do Maracanã com 333 gols.  Já Pelé foi o jogador que mais marcou gols no Maracanã com a camisa da Seleção Brasileira, 30 gols em 22 partidas.

Resultado de imagem para TOUR maracanã

Os ingressos podem ser comprados direto na bilheteria ou no site.

 

  1. Jardim Bot√Ęnico

O Jardim Bot√Ęnico do Rio de Janeiro √© o mais antigo do Brasil, com mais de 200 anos de hist√≥ria. O ano da sua funda√ß√£o coincide com a chegada da Fam√≠lia Real portuguesa no Brasil. Dom Jo√£o VI, na √©poca ainda pr√≠ncipe regente, quis fazer daquelas terras¬†um local para tentar adaptar sementes e mudas de especiarias orientais ao nosso clima, de olho em seu grande valor comercial (e instalar tamb√©m ali uma f√°brica de p√≥lvora).

Imagem relacionada

Hoje, o Jardim Bot√Ęnico do Rio de Janeiro funciona como um importante instituto de pesquisa, e √© considerado patrim√īnio nacional pelo Iphan e reserva da biosfera da Mata Atl√Ęntica pela Unesco.

S√£o 540 mil metros quadrados de √°rea cultivada aberta a visitantes, e mais de 3.400 esp√©cies de plantas diferentes, vindas do mundo todo. A mais c√©lebre √© a palmeira imperial, s√≠mbolo do Jardim Bot√Ęnico, que pode chegar √† altura de um pr√©dio de 15 andares.

Caminhar pelo parque √© descobrir quedas d’√°gua, lagos, pontes, ninhos, bichos subindo pelos troncos, √°rvores de nome divertido — abric√≥-de-macaco, cabeludinha, √°rvore-do-viajante. √Č ver ao vivo o que a gente se acostumou a conhecer pelos frascos de xampu: andiroba, aloe vera, buriti.

Resultado de imagem para jardim botanico RIO

Dicas para o passeio

  • O Jardim Bot√Ęnico do Rio de Janeiro funciona todos os dias do ano, exceto 25 de dezembro e 1¬ļ de janeiro.
  • O hor√°rio de visita√ß√£o √© de ter√ßa a domingo, de 8h √†s 17h, e √†s segundas, de 12h √†s 17h.
  • O ingresso custa R$ 15 (gr√°tis para menores de 5 anos e meia entrada para maiores de 60 anos). A bilheteria aceita apenas dinheiro em esp√©cie.
  • A entrada est√° sendo feita apenas pela Rua Jardim Bot√Ęnico n¬ļ 1008. N√£o existe mais estacionamento no local.

Os ingressos podem ser comprados direto na bilheteria, ou pelo site.

 

  1. Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Inspirado na √ďpera de Paris, foi erguido para ser o melhor palco do Brasil ‚Äď import√Ęncia recuperada ap√≥s o restauro conclu√≠do em 2010, quando voltou a receber apresenta√ß√Ķes. Os pontos altos s√£o o sal√£o de espet√°culos e o sal√£o Ass√≠rio, revestido com cer√Ęmica francesa esmaltada.

Resultado de imagem para teatro municipal do rio de janeiro

Visitas guiadas: 3ª a 6ª, às 12h, 14h, 15h e 16h, sábado, às 11h, 12h e 13h (ingressos 30 minutos antes, na bilheteria da Avenida 13 de Maio).

http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/

 

  1. Museu de Arte do Rio

O Museu de Arte do Rio, uma das √Ęncoras culturais do Porto Maravilha, √© um espa√ßo dedicado √† arte e √† cultura visual. Inaugurado na comemora√ß√£o dos 448 anos do Rio de Janeiro, dia 1¬ļ de mar√ßo de 2013, tem 15 mil metros quadrados de constru√ß√£o e oito grandes salas de exposi√ß√£o, duas para cada mostra. Ao lado do museu est√° a Escola do Olhar, destinada √† educa√ß√£o e que desenvolve programas de forma√ß√£o continuada em artes e cultura visual com professores e educadores. A escola tem parceria com universidades, institui√ß√Ķes museol√≥gicas, Organiza√ß√Ķes n√£o governamentais (ONGs) e programas de educa√ß√£o n√£o-formal, construindo espa√ßos de pesquisa, semin√°rios, workshops e cursos.

Resultado de imagem para museu da arte do rio

A¬†visita√ß√£o √© feita de cima para baixo. Os visitantes sobem at√© o √ļltimo andar da Escola do Olhar, onde h√° um terra√ßo com vista para a Regi√£o Portu√°ria. De l√°, t√™m acesso aos pavilh√Ķes com as mostras do museu. O √ļltimo andar √© dedicado ao Rio de Janeiro e tem sempre exposi√ß√Ķes dedicadas ao tema. Os outros tr√™s pavilh√Ķes trazem exposi√ß√Ķes com tem√°ticas variadas que duram aproximadamente tr√™s meses cada. O site do MAR disponibiliza a¬†programa√ß√£o completa.

Ingressos: R$10 a inteira, R$5 a meia e gratuito toda terça-feira
Mauá: De terça a quinta, das 12h às 17h, e de sexta a domingo, das 12h às 20h

www.museudeartedorio.org.br

Por: Raíssa Cirne

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s